quarta-feira, 21 de março de 2012

CUIDADO! REDES SOCIAIS.


Aquele que não tem ou não terá uma rede social que atire a primeira pedra!
Com o número crescente de pessoas que adquirem computadores e embarcam, muitas vezes sem conhecimento, no acesso a rede mundial de computadores, cresce exponencialmente o numero de participantes das Redes Sociais.
Esses fatos, por si só não são ruins. Pelo contrario trazem em seu bojo uma melhoria do sistema de comunicação mundial. Podemos nos comunicar por meio delas com habitantes de todo o globo. Mas essa possibilidade de melhor comunicação e de um maior acesso a noticias, traz também consigo malefícios que transcendem a tela do computador e nos afetam no mundo real.
Apesar de o alerta estar presente em nossos meios de comunicação, quase que diariamente. O numero de golpes pela internet cresce assustadoramente. E muitos desses golpes poderiam ser evitados, se as pessoas compreendessem que do outro lado, os outros, que são seus “amigos” em qualquer uma das redes, podem ser bandidos, mal-intencionados.

terça-feira, 20 de março de 2012

ANALFABETOS DO SÉCULO XXI


 Tempos idos, foram aqueles em que o simples conhecimento das letras, da leitura era símbolo de status social, e servia por vezes como maneira de dominação dos menos abastados que não possuíam recursos financeiros necessários para conseguir a alfabetização de sua prole.
O tempo passou, e por forças de vários tratados internacionais de quais o Brasil é signatário, e da própria Constituiçao Federal de 1988 que consagra o direito a educação, o Estado brasileiro investiu e investe muito na educação básica. Hoje os níveis de analfabetismo no território nacional vem caindo drasticamente nas ultimas décadas. É bem verdade que ainda há muito a se fazer, mas os progressos são perceptíveis a todos.
Nos dias atuais vislumbramos, porém, o surgimento de uma nova categoria de analfabetos, os “analfabetos digitais”. Com o advento de novas tecnologias, e meios de comunicação, vemos que as classes C e D brasileiras ainda estão longe dessa realidade.
O governo brasileiro, vem promovendo desde 2005, projetos que visam diminuir as desigualdades ao acesso as novas tecnologias. A famosa “inclusão digital”...