sábado, 7 de abril de 2012

REDES SOCIAIS E ISOLAMENTO SOCIAL.

Como diria John Donne: "Nenhum homem é uma ilha, completo em si próprio...". Vivenciamos em nossa sociedade uma grande fuga do isolamento social. As redes sociais ganham espaços e crescem no meio de uma sociedade que busca uma maior interconexão com as pessoas e o mundo.
Mas se por um lado as redes sociais têm o poder de aproximar quem está longe, elas também podem distanciar quem está perto... não é raro vermos relatos de jovens que vivem, literalmente, vivem na frente do computador. 
Não se pode culpar as redes sociais por esse fato, elas até cumprem um papel integrador, que quando visto de maneira correta são fortes ferramentas para espantar a solidão. O problema consiste no momento em que queremos fugir da realidade- seja porque ela é dura, seja porque é cheia de imperfeições- e viver somente em um mundo virtual, esquecendo assim de cultivar amizades no plano real. 
"APRECIE COM MODERAÇÃO" provavelmente você já se deparou com tal frase em sua vida, tente leva-la ao pé da letra quando se trata das redes sociais também. Hoje aqueles que não possuem um tipo ao menos de rede, é considerado como que excluído, mas isso não significa dizer que você deve viver em função dela.
Portanto, aproveite todo o rol de possibilidades que existe em sua volta no mundo tecnológico, mas faça isso de forma consciente, e quando você estiver percebendo que sua vida online está te interessando mais que a vida real, acenda o sinal de alerta, afinal o  "mundo real" oferece muitas opções para você "CURTIR".